Skip to main content

A ideia do enredo Na minha mão é mais barato, da Caprichosos de Pilares em 2015, tirava partido de um pensamento que olhava para a produção, a partir do material disponível, a partir da escassez, com a intenção de produzir visualidade que gerasse um diálogo com o conteúdo proposto nos setores.

Então, [isso se dava] desde a construção de uma estética indígena, passando por uma suposta estética afro e chegando ainda à possibilidade de reinterpretar figuras tradicionais do comércio popular como feirantes e vendedores de mate. Para que se pudesse olhar para isso a partir do material, tendo a condução da cor como algo que sugerisse a alegria característica da escola de Pilares.

Também é importante destacar a produção de visualidade a partir de tecidos que combinavam cores em contraste, alternando, na maior parte das vezes, essa ideia de cor complementar com opacidade.

Depoimento do artista incluído no trem-galeria da Central do Brasil.

Mais de Na minha mão é mais barato – seleção de Daniela Name

Clique para ver cada imagem ampliada e seu crédito

Outras fotos da Caprichosos 2015 que integram a instalação Corpo em desfile, apresentada no Paço Imperial e no trem-galeria da Central do Brasil:


Foto no cabeçalho do site e no trem-galeria

Tata Barreto/Riotur

Leandro Vieira

Artista, atua no carnaval desde 2015, quando estreou na escola de samba Caprichosos de Pilares. Com passagens pela Mangueira e pelo Império Serrano, atualmente concebe o desfile da Imperatriz Leopoldinense